Laboratório

Você sabe o que quer dizer laboratório? Não?!



Segundo este site: http://www.dicio.com.br/laboratorio/ quer dizer: s.m. Local equipado com aparelhos e material destinados a experiências, pesquisas e testes científicos, ensaios industriais, revelações fotográficas etc.


Eu gostei mais da definição deste site: http://www.dicionarioinformal.com.br  Espaço para criação,exames,testes,descobertas.novidades,treinamentos que podem pertencer às várias modalidades de estudo.

Estou fazendo uma pesquisa sobre um assunto que encontrei num artigo e pude observar que minha filha estava descrita nesse artigo. Pensei... uau... preciso observar mais as coisas e pessoas ao meu redor! Como conduzir meus filhos de forma que eles possam tomar decisões difíceis e terem coragem para arcar com os desafios da vida?

Ser mãe é estar 24hs num laboratório de pesquisas, de criação, exames, testes, descobertas, novidades, treinamentos...

Desde que descobri que estava gravida da Helena passei a pesquisar sobre o assunto freneticamente. Imaginei que se fizesse tudo que diziam, iria ser perfeito, a prova de erros! Fui enganada por mim mesma... criei expectativas em relação ao nascimento dela, ao rostinho dela, que meu esposo me levaria flores, seria amável, carinhoso e tranquilo!

Este é na verdade o sonho de consumo da maioria das mulheres. Você deve estar pensando que a Helena nasceu com alguma deformidade, não é? Ela nasceu perfeita! Com a carinha bem enrugadinha! Moreninha, cabeluda! Tão cabeluda que tinha cabelinhos na testa e nas costas!

Meu esposo não se deu conta de que eu esperava por flores, pois eu dei um presente maravilhoso que ele desejava muito! Imaginei que ele me retribuiria com este carinho, mas não... Quando a médica deu alta, eu estava aguardando meu café da tarde. Ele chegou no quarto semi privativo como um furacão guardando tudo e dizia: "vamos, vamos que o meu pais está esperando." (Esqueci de contar que tinha feito uma cesárea no dia anterior!)

Foram muitos anos de muita mágoa, rancor e tristeza. Sei que o que eu passei não se compara a uma dor de perder um filho, eu ser abandonada. Mas quero relatar aqui o que minha mente fez comigo. Meus pais moravam longe, apenas meus sogros viajaram pra nos ver e nos ajudar, mas quando Helena completou 9 dias, eu estava completamente sozinha com uma bebê que, apesar de ser gerada no meu ventre eu mal a conhecia!

Meu esposo havia saído em viagem de trabalho e meus sogros voltaram para sua casa. Eu nunca havia ficado sozinha com uma criança, muito menos um rescém nascido. O choque da responsabilidade se instalou ali.

Levou muitos anos pra eu identificar que se eu não me ajudasse, ninguém faria isso por mim. Pois fui muito julgada de maltratar as pessoas que "queriam me fazer bem", mas não sabiam que eu estava doente e precisava de ajuda urgente.

Tive dificuldades para aceitar a Helena na minha vida. Só quem passa por uma depressão pós parto vai entender o que estou falando. Eu me culpava por isso. Existia m conflito enorme dentro de mim. Eu ouvia falar que ser mãe é padecer no paraíso e eu me perguntava, onde está o paraíso? Tamanho era o desespero que me consumia.

Meu tratamento iniciou quando Helena começou a retribuir o cuidado com sorrisos! Doses diárias de carinhos e olhares foram meu remédio! 

Hoje ela é minha companheirinha e ela tem orgulho de mim! Ela me incentiva a prosseguir nos meus projetos. Hoje e em todos os dias da minha vida quero retribuir a ela por ter me salvado e me tirado daquele poço negro chamado depressão.

Ser mãe é estar 24hs num laboratório de pesquisas, de criação, exames, testes, descobertas, novidades, treinamentos... por isso, é muito importante que você esteja bem, tenha um tempo para si, reponha as energias com coisas que você gosta!

Nossa Terapia do Batom de hoje encerra por aqui. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas